Qual é o maior desejo que um pai e uma mãe têm para um filho? Qual é o maior desejo que temos para a nossa própria vida?
A maioria responderá: desejamos a ele uma vida feliz. Nos últimos anos, a ciência mapeou, testou e validou diversos caminhos e métodos que possibilitariam alcançar a tão desejada felicidade. Eu me apaixonei por esse tema; li muito sobre felicidade e desenvolvimento infantil, sempre buscando aplicar os conceitos apresentados na minha vida pessoal e familiar, bem como no meu trabalho.
Com tantas informações valiosas à disposição e por acre- ditar muito na potência da infância, me senti levada a escrever o livro que você tem em mãos e a compartilhar tudo o que estudei e vivenciei nos últimos anos. O meu texto tem o intuito de ser uma conversa com os pais e todas as pessoas envolvidas nos cuidados de uma criança, ou inte- ressadas nesse assunto.
Para deixar a leitura mais fácil, dividi o livro em quatro partes.
Na primeira, apresento os principais conceitos de feli- cidade, cujas fontes vão desde sabedorias antigas até pesquisas recentes no campo do bem-estar humano. Minha intenção é deixar mais claro ao leitor o que é felici- dade, mostrando que ela está muito mais próxima e aces- sível do que imaginamos.
A segunda parte é dedicada à flor do bem-estar, um esquema que desenvolvi com as ações mais básicas para se ter uma vida plena, que chamei de "pétalas": alimentação, sono, movimento, aprendizado contínuo, relacionamentos, espi- ritualidade, autoconhecimento, otimismo e inteligência emocional. Trata-se de entendermos a importância dessas nove "pétalas" e agirmos de forma intencional para termos nosso corpo, alma e mente, saudáveis.
Na terceira parte, vou abordar o tema das virtudes. Vamos entender o quanto elas estão relacionadas com a felicidade e como incorporá-las no nosso dia a dia. Vamos viajar até a Grécia Antiga, bem como aos laboratórios de algumas das principais universidades americanas e ver que é possível educar para as virtudes.
Na quarta e última parte, afirmo o poder do momento presente, a importância de estarmos entregues ao agora e o quanto ter uma criança por perto é um convite a se reco- nectar com o essencial e viver o hoje.
Antes de você começar a leitura, quero deixar claro que, muitas vezes, as coisas na minha casa, e na minha vida, não saem da forma como eu gostaria. Cometo muitos erros, como todas as pessoas que eu conheço, e está tudo bem. O importante é estarmos de corpo e alma nesta missão de preparar a nova geração para o mundo.
Em poucas palavras, segue um breve resumo do que você irá encontrar nas páginas deste livro:
A infância é curta e muito formativa.
Passe o máximo de tempo que puder com seu filho.
Abrace-o e beije-o muito.
Deixe que ele brinque livremente.
Leia livros com ele.
Estimule seu filho a nutrir amizades. Passe o maior tempo possível na natureza.
E o menor tempo possível nas telas.
Coma de forma saudável.
Tenha refeições em família regularmente.
Durma o número de horas necessárias para você.
Crie rituais para a hora de dormir.
Seja sincero com o seu "eu" e um bom exemplo para os seus. Dê autonomia para seu filho, sem esperar a perfeição. Reconheça e valide os sentimentos deles.
Evite resolver as coisas quando estiver com raiva. Escute mais seu filho, fale menos.
Procure ter clareza, consistência e constância
nas suas atitudes.
Ensine a seu filho que toda ação gera uma consequência. Reconheça seus próprios erros e ensine humanidade. Coloque alegria no seu dia a dia.
Mais do que tudo, aproveite o tempo junto com seu filho.
A vida sempre acontece no agora. A infância passa muito rápido.
Uma pessoa por vez. Uma família de cada vez.
Assim é que vamos construir um mundo melhor.
O poder de transformação está dentro de cada um de nós. Devemos começar agora.