A leitura de uma obra conduz o leitor a percorrer as linhas do universo criado pelo autor.O livro, literário ou teórico, promove a sintonia de diferentes pensamentos e tempos.
Em especial, acredito que estudar a obra literária é também oportunizar o encontro: ficção e vida. A literatura é uma grande mediadora temporal. Aliás, atemporal. Os tempos e os espaços podem ser sintonizados e sincronizados pela arte em palavras.O estudo de uma obra literária é um percurso encantador, desafiador.
E foi assim que, fascinada pela obra de Nelson Rodrigues, já durante os estudos no Curso de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Elizandra Nazario Silva aceitou esse desafio.O livro Família e Psicanálise: Um Olhar Rodrigueano materializa o resultado exitoso de dos estudos empreendidos pela pesquisadora.
Durante o Curso, tive a oportunidade de conhecer Elizandra, seus estudos e ler o texto que ensejaria esta obra. Desde aquela época, percebia que escrever sobre Nelson Rodrigues seria um desafio hercúleo. Nelson Rodrigues escreveu peças teatrais, romances, contos e crônicas com temáticas ácidas, personagens complexas e diálogos afiados. Escritor brasileiro, com estilo único e capacidade de provocar reflexões e reações. Nelson Rodrigues faleceu em 1980, deixando um legado de obras que fazem dele um autor atemporal.
Neste livro, podemos comprovar como a leitora-pesquisadora, encantada pela obra de Nelson Rodrigues e pela psicanálise, desvela partes do universo rodrigueano. Sob a luz da psicanálise, a autora analisa personagens conflituosas, situações chocantes e controversas, desejos reprimidos e as fixações emocionais representadas nas obras do escritor.
De fato, a literatura de Nelson Rodrigues encanta e provoca. Penso que tal encantamento pela literatura resida no instante em o leitor, conforme evidencia Carlos Drummond de Andrade, "Penetra surdamente no reino das palavras(...) Chega mais perto e contempla as palavras."
Neste sentido, evidencio que o estudo de Elizandra comprova o encantamento e, principalmente, a sua capacidade de penetrar e contemplar o reino rodrigueano das palavras com olhar da psicanálise. Tanto o é que análises das obras elencadas neste estudo sublinham possibilidades de refletir sobre questões fundamentais da existência. Com certeza, Elizandra promove nas páginas de seu livro a sintonia da psicanálise e a literatura, pelo universo das palavras de Nelson Rodrigues.