O TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador) é um transtorno neuropsíquico de comportamentos disruptivos, que faz parte de um grupo de transtornos de impulsos e de conduta. Pode ser observado durante o desenvolvimento infantil em níveis e categorias diferentes. Independentemente das formas diferenciadas de categorizar o transtorno, o importante é conhecer os sinais de alerta, as características e os possíveis prejuízos causados no dia a dia, para que o diagnóstico seja realizado de forma correta e sem possíveis equívocos.
O que é TOD? Quais as causas, os sinais, as características e os sintomas? O que acontece em nível cerebral, emocional e comportamental? Como é feito o diagnóstico? Qual a diferença entre TOD e Transtorno de Conduta? Como agir no ambiente familiar e educacional? Qual é o melhor caminho para o tratamento e para as intervenções? Essas e outras questões são respondidas nesta obra, de forma clara e objetiva.
Conhecer mais sobre o TOD é imprescindível, principalmente porque precisamos entender o indivíduo em sua totalidade e reconhecer que o sujeito em questão tem uma história de vida que precisa ser levada em consideração."