Fácil é uma leitura imprescindível para quem deseja aprender a filosofia francesa para alcançar o sucesso com o mínimo de esforço.
O tempo todo somos levados a acreditar que é necessário muito esforço para alcançar os nossos objetivos. É preciso sofrer em prol da beleza, trabalhar em dobro, dedicar-se para aprender um novo idioma ou para tocar um instrumento musical — nada vem fácil. O filósofo francês Ollivier Pourriol tenta aqui nos dissuadir dessa ideia: para o autor, em determinadas situações, o esforço não apenas é inútil como também contraproducente.
O que pode ser menos sedutor do que alguém que está tentando seduzir? A sedução é uma arte de fazer sucesso sem esforço, algo que os franceses dominam. Eles nem sequer parecem estar tentando, mas os resultados são mundialmente conhecidos: os trabalhos de filósofos como Descartes e Deleuze, de escritores como Stendhal e Françoise Sagan, e de atletas como Zinedine Zidane ou o equilibrista Philippe Petit. Tudo graças a um je ne sais quoi que é a chave para uma vida mais criativa e produtiva.
Fácil se propõe a ensinar os segredos dessa facilidade à francesa, e como obter os melhores resultados — com o mínimo de esforço.