A leitura é uma parte importante do desenvolvimento social e intelectual do ser humano. Pois ler vai além da decodificação das palavras, é por sentido e significados ao que é dito e perceber a intenção por trás do dizer. É necessário notar que o que está escrito deve ser lido de forma global, ampla, uma vez que cada escolha lexical evidencia o implícito e, por vezes, esconde vários tipos de situações e preconceitos. Sendo assim, a Semiótica Discursiva nos possibilita analisar essas questões por meio do Percurso Gerativo de Sentidos.
A partir do estudo e análise dessa teoria aplicada ao gênero conto, podemos realizar uma leitura proficiente e crítica. Então, este livro é resultado de uma dissertação de mestrado e traz análises de textos e propostas de oficinas de leitura, com a utilização dos contos "Pai contra mãe", de Machado de Assis, e "Negrinha", de Monteiro Lobato, utilizando a teoria da semiótica francesa.
Esses textos e autores estão presentes na nossa literatura clássica brasileira e trazem questões de relevância social, abordam situações que fazem parte da nossa história enquanto povo brasileiro e nos possibilitam o trabalho com a temática da desigualdade social e o preconceito racial.