A disciplina de física é ensinada nas escolas de uma forma extremamente desrelacionada da realidade em que os estudantes do ensino médio vivem, com alto grau de rigor matemático e com a memorização de fórmulas e conceitos, sem aquisição de conhecimentos significativos e relacionados com suas vidas.
O caráter eminentemente teórico com que essa disciplina é ministrada em sala de aula, com a utilização apenas de livro texto, quadro negro e giz, faz com que os alunos não consigam relacionar os conceitos abstratos da teoria com as aplicações concretas da prática do cotidiano.
A realização de experimentos em sala de aula com materiais de baixo custo contribui muito na aquisição de conceitos físicos por parte dos alunos, fazendo com que estes relacionem a teoria abstrata das fórmulas e conteúdos físicos com a prática concreta dos fenômenos cotidianos que os cercam.
A presente obra busca ser uma alternativa às aulas puramente teóricas, um incentivo ao gosto dos alunos pela física como ciência e uma ferramenta para um melhor entendimento dos conceitos complexos (na visão dos alunos) de corrente elétrica, campo magnético e força magnética. É um livro de fácil leitura que apresenta uma teoria didática e uma teoria científica da física, indicado para alunos de graduação, pós-graduação e professores para aplicarem esses experimentos em sala de aula.