Neste livro, falaremos sobre a evolução dos equinos, sua ancestralidade e como o cavalo atual se tornou importante para o desenvolvimento de pessoas com deficiências e necessidades especiais.
O cavalo está presente no meio dos seres humanos há centenas de anos e começou ser muito útil em diversas áreas, como para transporte de pessoas e cargas, lazer, trabalho, esportes e para tratamentos de saúde física e mental. Grande, porém dócil, esse animal, desde o primeiro contato com o ser humano, busca uma relação de amizade, respeito e boa convivência.
O contato com o cavalo atua principalmente no sistema nervoso, a cavalgada promove oxigenação cerebral, aumentando a sensação de bem-estar aos pacientes e pessoas no geral que andam a cavalo. A Equoterapia é uma grande aliada no aumento de autoconhecimento e autoestima quando o paciente se depara com alguns desafios, como perder o medo do cavalo, perder o medo de altura, aprender a montar e realizar os exercícios que são propostos na terapia. Desse modo, os pacientes ficam mais corajosos, se sentem mais felizes, sentem que estão superando seus medos, e sua percepção pessoal começa mudar para algo bom. Os cavalos também possuem movimentos parecidos com o ser humano, principalmente o andar, os movimentos dos passos. Dessa forma, o movimento do paciente se adapta ao movimento do animal.