Eutonia envolve educação, terapia e arte do corpo, despertando e cultivando a consciência da unidade psicofísica de cada indivíduo e proporcionando, por meio de sua pedagogia, uma infinidade de recursos para o desenvolvimento pessoal e artístico. Trata-se de uma atividade que busca revelar o mundo de seus praticantes, por meio de uma investigação profunda da própria anatomia corporal, despertando e reconhecendo sensações, sentimentos, emoções, delírios e fantasias. Uma dança pode acontecer... Não uma dança que se apresenta como treino de determinada técnica, mas como um movimento que acontece de "dentro para fora". Segundo Angel Vianna, bailarina e pesquisadora em dança, é "um conjunto de reflexões e atividades que fortificam o homem, respeitando-se a individualidade e seu crescimento".
A professora e coreógrafa Miriam Dascal, importunada por latentes questões sobre o corpo e sobre o significado da dança – "Qual o significado da dança?", "Como encontrar na dança uma relação entre a individualidade e o entorno do sujeito?", "Como compreender o corpo?" –, nos brinda com este guia, repleto de relatos, para se construir uma linguagem do movimento que expresse a pessoalidade de cada um, possibilitando gerar e ampliar experiências do individual para o coletivo e promovendo a socialização e a participação num processo de criação coletiva.
O Senac São Paulo, ciente da real importância de um trabalho que visa à conscientização corporal, publica este estudo a fim de divulgar e ampliar a eutonia, uma arte/terapia refinada e moderna.