Esta obra surgiu como resultado de um grupo de estudos e discussões de casos clínicos na abordagem da terapia cognitivo-comportamental (TCC) composto por oito psicólogos, no período de dois anos.
A obra traz histórias fictícias de casos clínicos envolventes no modelo de crônica escrito em primeira pessoa, cada capítulo foi escrito por um autor, e todo o trabalho foi discutido, criado em sincronia e conexão, de forma a possibilitar que os personagens de cada capítulo se relacionassem uns com os outros. Inclusive uma cidade cenário foi criada pelos autores em conjunto, e é mostrada durante as histórias. Os personagens trarão em suas histórias interações, conflitos e a percepção da necessidade de fazerem tratamento com psicoterapia.
Durante cada história, é possível conhecer uma breve abordagem das técnicas da terapia cognitivo-comportamental e a estrutura tanto de uma sessão quanto do tratamento com psicoterapia.
Portanto, este livro pode ser utilizado pelo público em geral tanto para lazer quanto para conhecimento, ou seja, incluindo profissionais psicólogos para aperfeiçoamento sobre a abordagem da terapia cognitivo-comportamental (TCC).