Depois de um doloroso divórcio, a bibliotecária de meia-idade Anna Welles tenta refazer sua vida ao lado da filha, a jovem Emmy. As duas dividem um pequeno apartamento no Queens e compartilham uma realidade completamente diferente da vida em família que levavam na confortável casa no Brooklyn.
Decidida a superar o fato de o marido tê-la trocado por uma mulher mais jovem, Anna passa a frequentar as festas para solteiros organizadas por uma amiga. Em uma noite, depois de um desses encontros, ela vai para o apartamento de um homem que acabou de conhecer. Anna não tem muita certeza do que aconteceu entre os dois, apenas que seu mais novo conhecido está completamente ensanguentado, imóvel na cama.
Na manhã seguinte, o inspetor Bernie Bernstein segue para a cena do crime depois de ouvir por acaso, pelo rádio da polícia, o chamado a respeito de um assassinato. Ele é a única testemunha da saída de Anna do prédio da vítima. Porém, no momento em que põe os olhos nela, sente-se atraído por sua encantadora beleza. Frustrado com o fracasso de seu casamento e com a dificuldade em aceitar um filho portador de problemas mentais, Bernie se deixa levar pela enigmática e intrigante mulher.
Com o pretexto de se aproximar de Anna, Bernie começa a investigar o caso. Quando finalmente a conhece melhor, seu julgamento profissional colide com o desejo de protegê-la e se tornar mais íntimo dela. E o que Bernie está prestes a descobrir pode se revelar uma assustadora realidade.
Lisa Lewis é psicanalista e atualmente vive e trabalha em Nova York. Eu, Anna é seu primeiro romance e ganhou as telas de cinema em um filme estrelado por Charlotte Rampling e Gabriel Byrne.