Estudos sobre a transição de militares para a reserva

A transição para a reserva é um longo processo que, em verdade, tem o seu início a partir do ingresso nas escolas de formação. Nessa caminhada, cada passo de progressão na carreira representa um tempo a menos de permanência no serviço ativo. Assim, começar a trajetória profissional já vislumbrando o que se deseja viver na inatividade é algo necessário aos militares. Testemunhando o avanço tecnológico, os dispositivos de inteligência artificial e a fluidez do tempo, no contexto presente, me parece um exercício um tanto quanto interessante olhar a vida em retrospectiva. Este livro, ao destacar como tema os estudos sobre a transição de militares para a reserva, apresenta dados sobre o estado geral de saúde dos militares do Exército Brasileiro na iminência da retirada do serviço ativo e dos já veteranos. Tendo como referência a pesquisa BRAVET (Veteranos Brasileiros) executada pelo Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), por meio do fomento investido pela Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento da Educação Superior (CADESM), subordinada ao Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), esta obra, inédita no país, demonstra a potência das pesquisas que emergem das instituições militares que servem ao Exército e ao Brasil. General de Exército Francisco Carlos Machado Silva Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx)