Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde chega a nós quando mais precisamos de informações consistentes, advindas de fontes confiáveis e publicadas por autores conscientes de suas responsabilidades na partilha do conhecimento em gestão de saúde. Admirável a iniciativa de Gilvane Lolato, Andréa Prestes e J. Antônio Cirino de organizar um livro centrado em estratégias quando o cenário mundial é de grande incerteza em diversos segmentos sociais, principalmente no âmbito da Saúde Coletiva. Porém é no seu conteúdo e na sequência dos seus capítulos que fica evidente para os leitores a sua mais-valia. A forma como os autores abordam a temática da acreditação direciona caminhos e pontua possibilidades de sucesso para a gestão das organizações de saúde.
Como está muito bem ilustrado pelos autores, enquanto estratégia, a premissa da Acreditação da busca da excelência no atendimento médico-hospitalar deve resultar em experiências positivas sob o ponto de vista do paciente, desde a comunicação útil com os profissionais até a vivência em instalações limpas e confortáveis, o gerenciamento da dor e da ansiedade e o fluxo de informações claras, objetivas e de fácil compreensão para todos. Por convicção, penso que, quando uma organização acreditada consegue mensurar as resultantes do seu esforço de melhoria e vê-los identificados na experiência de seus pacientes e familiares, o conceito de Atenção focada no paciente consolida-se em seu modelo assistencial. Nesse estágio, a Acreditação enquadra-se no papel de fio condutor que une ferramentas, princípios e conceitos transformadores dos cuidados que todos, ao necessitarmos, desejamos ter e confiar.
Eis a cadeia de valor que percebi neste livro e que me faz reciclar meus próprios valores, explorando os temas abordados capítulo a capítulo dessas Estratégias para a acreditação dos Serviços de Saúde. Sem a menor dúvida, esta é uma obra muito bem-vinda, com francos sinais de novidade e de utilidade para quem faz do aprendizado contínuo a prioridade zero de suas práticas de gestão.
Carlos Hiran Goes de Souza
Médico, mestre em Saúde Pública,
Avaliador e Expert da International Society for Quality in Health Care (ISQua)
Organizadores:
J. Antônio Cirino
Andréa Prestes
Gilvane Lolato
Autores:
Ivanete Prestes Roberti
Thaísa Cristina Afonso
Prefaciador:
Carlos Hiran Goes de Souza