O livro Esporte e lazer na universidade: notas sobre políticas, estrutura e organização compreende à universidade como instituição social, que não está alheia a estrutura social mais ampla e aos valores perpetuados pela sociedade civil e pelos seus órgãos mantenedores. Em meio aos inúmeros conflitos de interesses, as universidades públicas estabelecem sua missão, suas prioridades expressas na elaboração das políticas institucionais e nas metas a serem alcançadas.
Ciente dessas implicações, a autora procura, neste livro, subsidiar a compreensão da maneira como as universidades públicas brasileiras têm compreendido as manifestações de esporte e lazer, enquanto viés de formação humana, na formulação de suas políticas de desenvolvimento institucional, na destinação de recursos financeiros e em sua proposta pedagógica.
Ao buscar tecer aproximações entre o papel da universidade pública e o direito do cidadão ao acesso e usufruto das manifestações de esporte e lazer, é discutido como se configura o tratamento recebido pelo esporte e lazer no âmbito universitário e as razões para tal, considerando as abordagens enunciadas e os sentidos e significados atribuídos.