Nesta obra extremamente atual, a autora investiga se a adoção do ESG – Enviromental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança) – pode realmente melhorar o valor de reputação, o valor de mercado e o valor financeiro das empresas, tanto de forma holística quanto por cada eixo separadamente. A abordagem abrangente e metodologicamente robusta vai além das teorias, explorando formas efetivas de implementação do ESG, ao identificar tanto os riscos quanto os benefícios envolvidos. Além disso, ela oferece uma visão detalhada dos riscos jurídicos, tendências regulatórias e a padronização de frameworks no Brasil e no mundo.
A obra aborda uma questão fundamental: o potencial conflito entre crescimento econômico e sustentabilidade. Esta análise é de suma importância para desmistificar a falsa dicotomia entre lucro e responsabilidade empresarial, demonstrando que é possível e necessário alinhar objetivos econômicos com práticas sustentáveis, por meio da geração de valor compartilhado.
Os insights valiosos da autora demonstram claramente que a adoção das práticas ESG não é apenas uma tendência, mas uma necessidade vital para a sobrevivência e prosperidade das organizações no século XXI.