Neste livro, a autora Karla Brandão compartilha a sua pesquisa, na área da educação, vinculada aos memoriais das estudantes-professoras do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (PARFOR) em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA).
Para isso, ela percorre os conceitos de tempo-memória, explora a visão de que a escola é um lugar de memória e compartilha sua pesquisa, que contempla trechos das memórias-narrativas das alunas-docentes.
Trata-se de uma obra que nos aproxima da realidade enfrentada por estudantes-professoras da região de Saboeiro, no Ceará, e que demonstra a complexidade do tema educação (ainda mais no Brasil, que é um país continental).
Sobre a autora
Karla Roberta Brandão de Oliveira é professora universitária há 20 anos, tendo o curso de Pedagogia como o lócus principal de sua atuação. Fez toda a sua formação, da graduação ao doutorado, na área da educação. Atualmente é professora efetiva do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA), no interior do estado do Ceará. Desenvolve pesquisas sobre formação e atuação docente com ênfase na avaliação educacional e na memória de professores(as).