O livro Envelhecer: uma visão multiprofissional é fruto de um trabalho interdisciplinar que pretende facilitar o estudo do envelhecimento de forma ampla, entendendo as várias áreas de estudo e a necessidade de trabalho em equipe.
O envelhecimento faz parte do processo de desenvolvimento e a sua compreensão possibilita a correta intervenção. O trabalho multidisciplinar é fundamental, em todas as áreas, e na intervenção com população idosa não poderia ser diferente. Nessa fase da vida, encontramos diferentes obstáculos, metas a atingir e uma mudança no modo de viver e de socializar. Assim, entender o funcionamento da pessoa como um todo possibilita o melhor atendimento de todas as suas as demandas.
Façamos nossas as palavras de Simone de Beauvoir (1990, p. 12), filósofa existencialista francesa, autora da obra A Velhice, publicada em meados do século XX, quando diz: "'vergonha secreta da sociedade'" – a separação e o distanciamento da comunidade que os mais velhos sofrem e suportam. As questões levantadas pela ilustre autora e que sobrevivem em nosso tempo: "o que as palavras idoso, velho e envelhecido realmente significam? Como elas são usadas pela sociedade e como elas definem uma geração que é ensinada a castigar e evitar ao invés de respeitar e amar?".
A obra apresentada, Envelhecer: uma visão multiprofissional, certamente reflete o nosso tratamento para com essa geração, os valores e prioridades da sociedade, demonstrando, quando afirma: "autoconhecimento dos limites do corpo favorece seu conduzir com saúde diante da vida e da sociedade", a necessidade de garantir ao idoso, velho e envelhecido uma idade saudável, sob os olhos das diferentes e atuantes áreas de formação acadêmica, assim como o conhecimento dos princípios que norteiam a velhice aos olhos da ciência do diagnóstico.
Bismarck Ascar Sauaia
Cândida Helena Lopes Alves