Sara e Antônio, reencarnados numa mesma família de vinicultores da Itália, na Toscana, ainda na infância sobrevivem à erupção de velho vulcão, reencontrando-se 13 anos depois, no Brasil, na condição de emigrantes.
Sem se reconhecerem, mas atraídos pelos sentimentos a que estavam vinculados por experiências comuns adquiridas em vida anterior, apaixonam-se, chegando às vésperas do casamento.
Entretanto, do plano espiritual, um coração materno velará pelos filhos queridos, auxiliando-os a sublimar os sentimentos nas lições vivas do Evangelho à luz do espiritismo.
***
Neste romance, o leitor ficará sensibilizado ao perceber como estamos interligados pelo pensamento e amparados por esses espíritos amorosos que nos guiam!
Mesmo depois de desligados do corpo físico, preocupam-se conosco e permanecem auxiliando-nos a atravessar o espinheiro das nossas desditas.
Conduzem-nos pelos caminhos do crescimento interior, até que possamos nos reabilitar perante as Leis Divinas, alcançando a sublimação pela evolução moral e espiritual.