Você conhece as crianças do seu convívio? Entende como elas pensam e interpretam o mundo a sua volta? Consegue identificar quando uma brincadeira ou atividade é adequada para a idade delas? Sabia que as relações afetivas influenciam o desenvolvimento do cérebro desde a infância?
Entender como as crianças pensam e interpretam o mundo a sua volta não é tarefa fácil. Cada faixa etária apresenta características e desafios que precisam ser conhecidos. Saiba como promover o desenvolvimento da criança em cada fase do seu desenvolvimento.
Entenda como a construção de relações afetivas seguras e saudáveis pode prevenir a ansiedade e outros transtornos de comportamento que, às vezes, só se manifestam na vida adulta.
O livro Entendendo o desenvolvimento infantil: contribuições das neurociências e o papel das relações afetivas para pais e educadores é destinado a pais, educadores e a todas as pessoas envolvidas no cuidado e na educação das crianças na primeira infância (zero a seis anos). O leitor perceberá o destaque para a importância das relações afetivas nessa etapa da vida.
Com uma linguagem descomplicada, este livro vai além de uma instrução de como cuidar de crianças, propondo-se a contribuir para a compreensão de como ocorre o neurodesenvolvimento infantil e, principalmente, sobre o papel das relações afetivas nesse desenvolvimento.
Você será convidado a refletir sobre a importância das relações que você estabelece com o bebê e com a criança para o curso do seu desenvolvimento, entendendo que é justamente a partir dessas relações que a criança se constituirá como sujeito e desenvolverá suas habilidades e competências, que serão a base para todo seu desenvolvimento subsequente. Além disso, neste livro não são oferecidas apenas oportunidades de reflexões teóricas. Pelo contrário, oferece sugestões de atividades práticas para serem realizadas no cotidiano, em casa, nas creches e pré-escolas. Certamente será uma ótima oportunidade para refletir e planejar as atividades realizadas com os(as) pequenos(as). Quer conhecer e ver como você pode influenciar no desenvolvimento desses pequeninos(as)?