O livro de Bruna Carvalho, "Ensinar e Aprender a Língua Escrita: reflexões didáticas à luz do enfoque histórico-crítico", tem importante contribuição aos estudos da pedagogia histórico-crítica, em especial no campo da didática. A autora apresenta dados da alfabetização no Brasil e com isso demonstra as imensas limitações da educação escolar hegemônica para qualificar o trabalho didático que garanta a apropriação da leitura e da escrita. Ela também faz um levantamento sobre o que já foi acumulado sob enfoque histórico-crítico e vai além, apresentando proposições, "caminhos a percorrer" e possibilidades didáticas para o processo de alfabetização.
Ciente de estar inserida numa formulação teórico-prática que se reivindica coletiva, Bruna busca contribuir com um aspecto central para a pedagogia histórico-crítica, qual seja, a didática e seus encaminhamentos metodológicos.
Um livro essencial para a pesquisa em educação e para professoras e professores que se comprometem com o ensino de qualidade para a classe trabalhadora.
Ana Carolina Galvão
Professora da área de Didática
Universidade Federal do Espírito Santo
Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.