Nesta obra são analisados os méritos e limites da religião e da ciência, ou, respectivamente, da fé e da razão através de um texto dotado de humor, veneno e ironia, que busca encontrar nas principais doutrinas humanas uma explicação para o princípio, o meio e o fim do homem numa crítica imparcial.
Eis que vemo-nos enclausurados pela objetividade do autor em alcançar o quanto antes possível, os pontos centrais da problemática filosófica, metafísica e existencial, de sorte repensar a vida sob outras novas e livres perspectivas tornar-se-á fácil após a leitura da inigualável obra que ora nos é apresentada.
Ao longo do livro são analisados os temas referentes à necessidade do delineamento do pensar humano, assim como o e derribamento de determinadas doutrinas amplamente difundidas. Não só isso vemos, como notamos que o autor discorre sobre a ciência e a religião com discursos profundos sobre questões extremamente delicadas e o mais importante: com nenhuma espécie de partidarismo ou medo de desagradar, o que faz da obra um livro aprazível.
A título ilustrativo, o positivismo científico, o racionalismo, o cristianismo e o espiritismo são alguns dos temas abordados para o desenvolvimento do ensaio.
A presença de temas religiosos nas análises, elas são por um motivo óbvio: a busca da quebra do fanatismo religioso através da severidade em discorrer sobre seu finalismo é um golpe profundo, de sorte que o esse discurso mostra-se cru face à tamanha frieza do sujeito que ora o pondera. O limite do discurso reencarnacionista é estampado; a fraqueza das promessas de céus utópicos e infernos atormentadores são visceralmente judiadas. Já a ciência, ou o positivismo científico é recolocado em seu lugar: de servo do homem e não senhor deste. Porquanto o leitor saberá que até mesmo a ciência com seus modernos métodos de estudos encontra-se limitada pelo discurso "racional" dos modernos acadêmicos.
Nesse ínterim, facilmente nota-se que trata-se de obra de leitura. imprescindível para qualquer pessoa, de qualquer sexo, faixa etária, credo, etc. Eis que provavelmente ainda não houve livro tão bem elaborado sobre a fé e a razão de forma tão sublime em torno das doutrinas que dirigem amplamente nosso globo desde os tempos remotos até os dias atuais.