Manter a saúde, restituí-la quando perdida, aliviar a dor dos que sofrem ou mesmo de evitar a morte, quando possível. Em sua atuação, combina ciência, técnica, humanidade, ética e espiritualidade e, ao longo de toda a vida profissional, espera-se que permaneça em processo constante de aprendizagem e aperfeiçoamento.
O período da graduação em Medicina é o tema deste livro. Esse período é crucial, pois deve modelar em todos os aspectos o futuro médico e lhe dar diretrizes para o resto da vida. A responsabilidade social de quem promove essa formação e coloca novos médicos no mercado é muito grande e nunca deve ser esquecida ou negligenciada.
A autora apresenta um modelo pedagógico e curricular original e bem sucedido e comenta sobre outros fatores que interferem no resultado final da formação médica na graduação, como a organização do trabalho médico na rede pública e privada.
Este livro destina-se a médicos, estudantes de Medicina, pedagogos, gestores de educação superior e do Sistema Único de Saúde — pessoas com interesse na discussão da formação médica e em seu reflexo sobre a atuação profissional.