É com imensa satisfação que os organizadores apresentam a presente obra "Enfermagem Materno-Infantil: Uma Visão Biopsicossocial do Saber e Fazer do Enfermeiro na Atenção Básica de Saúde".
Este livro é resultado da discussão e reflexão durante a disciplina de Projeto Integrador (PI) Materno-Infantil ministrado no Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário São Lucas localizado no Município de Porto Velho/RO, juntamente com os alunos no semestre de 2021.1. Seus saberes são fruto de pesquisas e encontros remotos síncronos e assíncronos visando trazer uma visão e olhar frente a prática do enfermeiro no Sistema Único de Saúde (SUS) através da Atenção Básica de Saúde.
O campo da enfermagem materna-infantil permite ao enfermeiro durante e após o pré-natal de baixo risco acompanhar não somente a gestante, mas também a criança e posteriormente os adolescentes por meio da Consulta de Enfermagem, aproximando o enfermeiro a real necessidade e particularidades da sua clientela assistida.
Os capítulos aqui apresentados nos permiti refletir diante de situações vivenciadas pelo enfermeiro no que tange à saúde materno-infantil, levando-o ao desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento, de sua competência e o florescer da atitude durante sua prática assistencial. Tendo como Objetivo geral apresentar o resultado baseado em evidências através da literatura, permitindo o leitor uma visão biopsicossocial deste campo de saber e práticas em suas diversas possibilidades de atuação.
O livro tem a pretensão de estimular os acadêmicos e professores do ensino superior, em especial do ensino privado a construir e colaborar no desenvolvimento da enfermagem, da saúde e da ciência no âmbito local e nacional. Os capítulos foram escritos por grupos de alunos do curso de enfermagem sob orientação de professores que se dedicaram nesse período a temas relevantes e significativos e muitas vezes invisibilidades no que tange a saúde materno-infantil.