O livro apresenta ao leitor a Percepção de coordenadores de cursos de Enfermagem sobre o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade),que é um dos processos avaliativos que constituem o sistema global e integrado às atividades acadêmicas, denominado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Durante a trajetória profissional, a autora vivenciou situações distintas provenientes da coordenação de curso, tanto na instituição de ensino superior pública, como no ensino particular/rede privada no que tange ao Enade, e que levou à seguinte indagação: que implicações tem tido o Enade na coordenação pedagógica dos cursos de Enfermagem na visão de seus coordenadores?
Assim, o objetivo desta obra foi conhecer como os coordenadores de cursos de graduação em Enfermagem percebem o Enade ao exercerem a função de coordenador pedagógico.
Além da análise das entrevistas com vários coordenadores de curso de Enfermagem a respeito do Enade, apresenta-se um panorama a respeito do ensino superior no Brasil, com apontamentos políticos, econômicos e históricos; um breve histórico sobre o ensino da Enfermagem moderna no Brasil, destacando os antecedentes históricos ao contexto das políticas educacionais e de saúde e, por fim, apontamentos sobre as políticas educacionais e de avaliação do ensino superior no Brasil.
Assim, convido você, leitor, por meio deste livro, a pensar sobre o atual sistema avaliativo Sinaes e seus processos, bem como o legítimo papel dos coordenadores de curso de Enfermagem, tanto nas insituições privadas como públicas, no que diz respeito ao Enade.
Ao final desta obra, a autora aponta inúmeros desafios a serem repensados, com a intenção de ensejar mudanças no modo de visualizar esta política atual, e não ser tão permissivo com a lógica mercantilista da educação superior. Em especial, um caminhar necessário para melhor formação de um enfermeiro.