O livro Em Frente: Intervenção em psicologia positiva para psicologia da saúde e hospitalar apresenta do ponto de vista teórico e prático a possível articulação entre a psicologia positiva e a psicologia da saúde/hospitalar. Aponta para profissionais e acadêmicos a direção da saúde baseada em evidências científicas e propõe uma intervenção em psicologia positiva aplicada ao contexto hospitalar. No livro são apresentados as técnicas utilizadas, instruções de aplicação e exemplos práticos.
O adoecimento e a hospitalização na infância ocasionados por condições agudas de saúde ocorrem de forma súbita e imprevisível, o que pode gerar altos níveis de estresse e
ansiedade nos familiares. Nesse cenário, é papel primordial do psicólogo da saúde/hospitalar intervir no sentido de amenizar essas alterações junto às famílias. No entanto, além de o profissional considerar o tratamento e a redução de sintomas e problemas psicológicos, pode também fomentar o desenvolvimento de aspectos saudáveis das pessoas. Este olhar é dado pela psicologia positiva, que estuda a felicidade e o florescimento humano, propondo uma visão ampliada em relação ao adoecimento.
A intervenção contida nesta obra destina-se a psicólogos e acadêmicos inseridos no contexto de saúde/hospitalar e tem como objetivo ajudar pais e familiares de crianças hospitalizadas com condições agudas de saúde a enfrentar esse momento da forma mais positiva possível.