O estudo foi pioneiro em associar Educação Física Gerontológica à Imagem Corporal de envelhecentes engajados há anos no PIFPS-U3IA-FEFF-UFAM, acadêmicos 3IA.
A permanência no programa de Educação Física Gerontológica foi a variável que concorreu para o aperfeiçoamento da Imagem Corporal para homens e mulheres na meia idade e idosos, uma vez que oportuniza um maior contato com o próprio corpo, advindo daí experiências de cunho funcional e psicossocial.
A Catexe Corporal encontrada indicou altos graus de satisfação para partes e funções corporais para os sexos e idades. A distribuição da Catexe Corporal para Cabeça, Tronco, Membros, Funções Corporais, Qualidades Físicas e Aparência Global verificou graus de satisfação acima da média. Os acadêmicos da 3ª. idade adulta apresentaram imagem corporal através da Catexe Corporal alta, independentemente da idade, ano de ingresso, número de atividades que participam, ou número de doenças que portam. Diferenciando-se por sexo, os homens são mais satisfeitos do que as mulheres.
Tudo isto demonstra que é possível um envelhecimento com ótimas características funcionais e psicossociais através da prática permanente de atividades físicas próprias para a faixa etária.