Este livro apresenta fatos e situações do dia a dia relacionados à sexualidade, ocorridos nas escolas e também em casa, coletados nos cursos e palestras ministrados pela autora. Muitas são as dúvidas e perguntas que permeiam a mente das pessoas adultas. Quando a criança faz uma pergunta, devemos responder só o que ela pergunta? Para falar de sexo, temos que esperar a criança perguntar? Com que idade podemos começar a falar sobre sexo para as crianças? Como explicar de onde vêm os bebês? Como explicar o que é camisinha, o que é parto normal, o que é sexo oral? Como explicar com serenidade? Como podemos superar nossas dificuldades para lidar com perguntas e situações do dia a dia?
Por meio dos fatos relatados, a autora esclarece esta e outras dúvidas de mães, pais e professores/as, delineando os princípios básicos da Educação Sexual, seja em casa, na escola ou nas demais instituições. Em torno de cada fato, a autora analisa se o/a educador/a lidou de forma válida ou não, esclarece por que, e propõe modelos de como falar, de como lidar com várias situações. Não tem o intuito de fornecer uma "receita", como forma única de lidar, mas procura, sim, mostrar possíveis alternativas. Ainda, por meio desta obra, o leitor pode ser auxiliado a reeducar-se sexualmente, repensando a sua visão sobre a sexualidade, construída ao longo da vida.
Esta obra foi editada em Braille, em 2013, em conjunto com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de Florianópolis.