Este Livro é resultante de Tese de Doutorado em Ciências da Educação, defendida junto à Universidad Autónoma de Asunción – Paraguay. Trata-se de um trabalho acadêmico investigativo que se pauta nas vias de estruturação das diretrizes curriculares do cotidiano escolar, nas Partes Diversificada, Complementar e Suplementar, face às políticas públicas para Educação Integral nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Estado de Pernambuco, no campo relacional Currículo, Espaços e Tempos Pedagógicos.
Enquanto organização de conteúdo, apresentam-se três Capítulos, que sucedem a introdução: Referencial Teórico; Aspectos Metodológicos; Análise e Discussão dos Resultados. Integram, ainda, a estrutura da produção acadêmica: a Conclusão e as Recomendações Finais.
O primeiro Capítulo, Referencial Teórico, constitui-se dos tópicos: Antecedentes Históricos; Concepções de Educação Integral; e Diretrizes Curriculares para Educação Integral.
O segundo Capítulo, Aspectos Metodológicos, elenca a metodologia aplicada no desenvolvimento do trabalho e discorre sobre o problema motivador da investigação e os objetivos geral e específicos. Sequencialmente, definem-se as cinco variáveis: Partes Diversificada, Complementar e Suplementar do Currículo, Espaços e Tempos Pedagógicos.
O terceiro capítulo, Análise e Discussão dos Resultados, trata dos resultados da investigação, contemplando-se os tópicos e abordagens, em diálogo como os objetivos e em resposta aos questionamentos iniciais.