Os resultados produzidos pelos sistemas de educação são frequentemente avaliados com base em números relacionados ao desempenho acadêmico dos estudantes ou a benefícios econômicos trazidos pelo nível de escolaridade – como índices de empregabilidade e remuneração. As lentes utilizadas pela literatura acadêmica dominante e pelos índices de avaliação governamentais da educação, em geral, desconsideram a investigação dos impactos mais profundos que a educação pode ter na vida dos indivíduos e da sociedade. Questões como saúde, bem-estar, cidadania e engajamento social, político e democrático ainda são menos exploradas nos debates educacionais do que poderiam.
Este livro, baseado na pesquisa valiosa de Aline Zero Soares, realizada durante seu doutorado na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), rompe com essa perspectiva. Ao analisar a educação integral no Brasil – que valoriza as múltiplas dimensões dos estudantes, como o físico, emocional, social e cultural –, a autora contribui para a identificação de uma tipologia de resultados sociais da educação, ao mesmo tempo que relaciona os fatores escolares que contribuem para esses resultados.
Mais do que uma análise acadêmica, o texto traz contribuições com aplicação prática importante e aponta recomendações relacionadas tanto a práticas quanto a políticas educacionais. Trata-se de um convite à reflexão sobre os potenciais da educação integral para a promoção da cidadania, bem como para a garantia dos direitos de aprendizagens e desenvolvimento pleno dos estudantes.