Veja, não é nem o caso de se argumentar ou dizer que é uma questão de ponto de vista e de se estar tentando "puxar a sardinha" para esse ou aquele lado, não!
Mas, simplesmente mostrar (e a experiência o diz isso) que, desde a entrada de qualquer um no mundo multifacetado do esporte, entenda-se, Educação Física englobada mesmo, as coisas tendem a mudar para melhor!
Duvida?! Então vejamos:
O que é mais dignificante, o jovem começar a se exercitar nessa ou naquela modalidade, ter essa ou aquela outra experiência esportiva (de preferência não somente o futebol, há o vôlei, o handebol, o basquetebol, o hipismo, a natação – essa um pouco elitizada, é verdade –, o tênis, a esgrima, o arco e flecha, o atletismo e suas modalidades, etc.), ou o jovem se juntar com a turma do bairro, praticar atrocidades e nos finais de semana se embrenhar nesses bailes funks?!
Eu sei, dirão alguns: no baile funk também tem cultura!
Verdade! E droga... muitas drogas de todos os tipos e para o pobre e desassistido: prisões! Muitas prisões!
Nem é preciso ir muito longe para saber que o esporte modifica uma vida, pode tornar melhor uma existência materialmente e, em certos casos, espiritualmente também. Veja-se, por exemplo, o ex-campeão de boxe Mike Tyson (...)