O livro Educação Emocional: conexões e possibilidades com a Educação Científica lança um olhar corajoso e comprometido com a inserção de uma educação amorosa e afetiva na Educação Científica, tema inédito e desafiante para instituições e atores de diferentes níveis de ensino. Assim, esta narrativa propõe-se a abordar a completude dessas áreas, por meio de problematizações sobre a formação de professores de Ciências da Natureza, com base na estética, nas emoções e no bem-estar social. Propõe também sua disseminação no ensino básico, por meio de práticas afetivas, alinhando-se às competências e às habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos pilares do índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) em âmbito internacional.
Esta obra espera contribuir para a potencialização e promoção de possibilidades de inserção da Educação Emocional nos currículos de licenciaturas e de cursos de formação de professores, bem como para a disseminação na Educação Científica no ensino básico. Por consequência, pretende-se contribuir com o projeto de vida individual dos estudantes e promover bem-estar e felicidade coletiva. A autora espera gerar indagações e sugerir meios de aplicação, com abordagem social no âmbito de políticas públicas educacionais, expandindo o tema no meio acadêmico, com o fortalecimento e a promoção de novas construções conceituais para a abordagem da Educação Emocional em conexão com a Educação Científica nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem.
O leitor se encantará com a beleza, profundidade e esperança com que a autora conduz seus escritos na área da Educação Emocional, prezando por uma educação justa, libertadora e democrática, na qual é indissociável a relação das emoções com a ciência; uma educação humanizada, que não nega os novos tempos e encara o educar para a felicidade tão essencial como o ato de alfabetizar e calcular.