Nesta obra, a educação é colocada em pauta na sua amplitude. Autores comprometidos com sua qualidade e função social trazem para si a responsabilidade de construir novas marcas e trajetórias educacionais; entrelaçam o antigo e o novo, a partir de uma perspectiva crítica, com atividades implementadas em contextos formais e não formais.
A formação docente e sua conexão com o protagonismo profissional é tensionada no texto por diferentes meios, por exemplo, reflexão histórica e epistemológica, desafios cotidianos, formação docente continuada e reorganização didática na pandemia. Diferentes cenários destacam a importância docente, além de sua flexibilização e atualização desde a Educação Infantil até Ensino Superior. Temas emergentes como Educação Ambiental, Educação Inclusiva, Educação Corporativa são abordados de modo dialógico e dialético com intuito da promoção de transformações sociais.
Posicionamento consciente, aliado à competência técnica e ao compromisso profissional, é importante para ir além das reformas educacionais. Isto se destaca quando a aprendizagem ao longo da vida é considerada e ultrapassa os muros escolares, presentes em outras instituições e organizações sociais. Para tanto, o diálogo é reconhecido como ferramenta potencial para emancipação.