Educação e mídia na cultura sul-rio-grandense

Neste livro, examina-se um complexo evento cultural – a Feira do Livro de Porto Alegre/RS –, realizado sob a chancela da Câmara Rio-Grandense do Livro, em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS), reunindo atividades culturais de distintas ordens e mobilizando muitas práticas que delineiam identidades culturais para a cidade e para a própria Feira e seus participantes. Focaliza estratégias discursivas e representações associadas à produção/gestão/invenção desse evento cultural veiculadas no encarte Caderno da Feira – suplemento que circula diariamente durante a realização da Feira no jornal gaúcho Zero Hora, o qual integra o conjunto de artefatos comunicacionais do Grupo RBS. Para tanto, foram examinadas 85 edições publicadas, quando ocorre a Feira, dos anos de 2005 a 2013. Nas múltiplas funções do evento: comemora-se o "livro", destacam-se autores(a)s e divulga-se a importância da leitura, tornando o evento um espetáculo cultural múltiplo que se tornou central à vida da cidade. E, ainda, são destacadas diferentes facetas da cultura sul-rio-grandense, que incluíam desde um culto ao gauchismo até a configuração de uma regionalidade mais ampliada, urbana e vinculada a cânones literários.