Esta obra traz uma abordagem acerca da Educação do Campo, na perspectiva das metodologias de ensino utilizadas em turma multisseriada numa realidade educacional do interior do estado do Pará/Amazônia brasileira, escrita sob o título de Educação do Campo: metodologias de ensino numa realidade multisseriada. As abordagens teórico-metodológicas postas se fundamentam em autores, como Teixeira (2011), Moreira (2011), Gil (1999), Marconi e Lakatos (1999) e ˜iollent (2007).
No âmbito das discussões teóricas, contamos com as contribuições de autores que discutem a temáti-ca em debate, com destaque para: Hage (2005, 2010); Pires (2012); Fighera (2018); Veiga (2012); Nickel (2018); Gondim (2016), entre outros que abordam esse campo de estudo, e ainda algumas legislações que regulamentam a Educação do Campo. A obra salienta, entre tantos pontos importantes em relação à Educação do Campo, a carência de materiais didáticos para auxiliar o professor em suas ações pedagógicas, assim como a necessidade de ampliação de formação continuada destinada aos professores atuantes em turmas multisseriadas no campo, além de um planejamento pautado na coletividade.
Outros aspectos que merecem nossa atenção são as contribuições apontadas no sentido de compreender a importância da elaboração de um projeto capaz de assegurar a formação continuada aos professores atuantes em turmas multisseriadas do campo visando à melhoria da prática pedagógica em sala de aula, bem como a construção de um planejamento baseado na realidade dos sujeitos residentes no espaço rural que necessitam da escola do campo. Esses aspectos marcam o diferencial da obra e convida você, leitor(a), a conhecer e refletir sobre as questões nela discutidas a fim de ampliar o seu leque de argumento no tocante à Educação do Campo, com vista às metodologias de ensino trabalhadas em sala de aula em turma multisseriada.