Esse livro foi escrito para pais e profissionais que trabalham com família, oferecendo uma nova visão da educação, a fim de entender melhor a criança e o adolescente.
Ele fornece instrumentos da linha sistêmica, para que se possam atuar na função de educadores de uma maneira mais reflexiva, provocando mudanças de pensamento, de comportamento e de visão.
Essa linha de abordagem elimina a culpa das pessoas; muda-se o foco, desviando o olhar do problema e passando para as relações, pois, todo o comportamento da criança ou adolescente tem um significado, que não pode ser ignorado. Ninguém é, mas está, não importa o que a pessoa fez ou porque fez, mas o porquê ela precisou agir daquela maneira.
Pensando assim, a educação se torna mais horizontalizada e não imposta, como apresentam os métodos mais tradicionais ou antigos. Nessa obra, pode-se perceber também a importância do modelo de comportamento que os pais passam para os filhos, de geração a geração, comprometendo, significativamente, o ato de educar.
O intuito desse livro é que os pais e os educadores realmente possam encontrar uma nova maneira de abordar a criança, o adolescente e a família, a fim de obterem maiores êxitos em suas profissões e então, oque é visto como problema, poderá ser solução.