A educação se reconstrói e novos conhecimentos emergem, (re)significando o ato pedagógico e educativo, tornando a escola um lugar de (re)construção das novas culturas e inúmeras possibilidades, (re)edificando o conhecimento e os processos sociais, políticos, midiáticos e tecnológicos dos alunos e professores.
Este livro tem como objetivo apresentar o projeto "A rádio da escola na escola da rádio", como estratégia teórica, metodológica e interventiva na educação básica. Tal propósito envolve a educação científica como elemento de mobilização, transformação e tomada de consciência pelos sujeitos, mediado pelas potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ao entendimento do "lugar".
Nesta obra é destacada a educação básica, para refletirmos sobre como a construção do conhecimento se delineia nessa etapa formativa, as relações estabelecidas entre a educação como reprodução e a educação como processo criativo/construtivo.
A necessidade de inaugurar uma discussão sobre a importância da educação científica na educação básica emerge da perspectiva de tornar a escola um lugar de (re)construção das novas culturas e outras possibilidades, (re)edificando o conhecimento, e de compreender os processos sociais, políticos, midiáticos e tecnológicos com e a partir dos alunos.
Assim, esta produção tem um percurso empírico, em que se buscou entender os aspectos que envolvem a educação por meio da pesquisa e da aplicação do projeto em uma unidade da rede pública, como uma possibilidade (re)constituinte do aprender e (re)construtora do conhecimento.