A obra divulga importantes dados científicos de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório descritivo sobre as interações das crianças com os animais, com foco em suas reações e comportamentos durante as atividades de leitura, assim como as potencialidades e desafios da utilização da Educação Assistida por Animais (EAAs) acerca da leitura mediada por cães coterapeutas. Traz capítulos que descrevem em minúcias os procedimentos adotados para execução do estudo, bem como o método de investigação escolhido, o Método Criativo e Sensível que possibilita riqueza de detalhes, com suas dinâmicas de arte e sensibilidade que procuram dar voz às crianças como ativas participantes do estudo. O aporte teórico constitui-se pelas áreas da Psicologia e Educação, através das conexões entre Vygotsky e Henri Wallon, assim como os estudos das Intervenções Assistidas por Animais (IAAs).
Este livro nos instiga a refletir sobre uma educação intrínseca à saúde mental das crianças, algo já defendido por Célestin Freinet, educador francês do início do século XX, e que torna essencial alicerçarmos em nosso presente.
A EAAs: um encontro da saúde com a educação na prática de leitura para cães coterapeutas é inspiração para desenvolver uma educação envolvente que ressalta o ser humano de forma holística, além de unir conhecimento e deleitamento aos mais diversos leitores e apaixonados por saúde, educação, crianças e animais. Leia, sinta e emocione-se!