Educação ambiental interdisciplinar no contexto amazônico: universidade, escola e comunidade tece reflexões sobre o panorama da educação ambiental interdisciplinar no contexto amazônico e abre espaço para novos diálogos a respeito da sua efetivação no sistema educacional. Busca-se compreender, de forma verticalizada e decrescente, as experiências com a educação ambiental na universidade e na escola.
A pesquisa apresentada tem como ponto de partida a organização curricular do curso de Formação de Professores e, posteriormente, segue os caminhos até a escola por meio das práticas pedagógicas, adotando metodologias participativas para o desenvolvimento de ações de educação ambiental que perpassem os conhecimentos sistematizados e se concretizem na sociedade. As abordagens visam instigar o leitor a refletir sobre as possibilidades e os desafios da implementação de práticas educativas que promovam o intercâmbio entre os saberes e a construção da consciência crítica sobre as questões ambientais.
Convidamos você para navegar nesta leitura interessante e original, abrindo espaço para novos diálogos a respeito da prática da educação ambiental no cotidiano da formação de professores da educação básica, com o exercício da compreensão da complexidade, para ser prática de uma ação interdisciplinar que poderá enraizar em uma educação para a cidadania.