A forma de consumir produtos e serviços está mudando. Alguns mercados já se transformaram completamente. Novas empresas nasceram, e outras morreram sem entender o motivo. O consumidor também já acordou. É hora de consumir somente o necessário.
A tecnologia amparada pelo consumo consciente e pela economia colaborativa criou empresas que não têm uma década e já fazem mais receita do que empresas centenárias. É a transformação das economias tradicionais para a economia do acesso.
Streaming de vídeo, softwares, bitcoins, crowfunding, fintechs e startups de todos os tipos estão quebrando a hegemonia de grandes empresas através do componente mais flamejante do empreendedorismo: inovação.
"Que sociedade é esta em que aquele 'possuir', que conheci durante 50 anos, passa a perder o sentido? Ter o CD na prateleira não vale mais nada, aliás, só custa. O que interessa é ter acesso à música que quero ouvir. O que vale é o acesso ao benefício, não a posse do produto" - Luciano Pires.
A Economia do Acesso é um ensaio de como as pessoas e empresas de tecnologia transformam a forma de consumo, seja de produtos ou de serviços.
Além disso, é um bom manual para discutir como as novas gerações vão mudar o mundo através da sustentabilidade e do benefício real de cada consumo.