A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.
Economia cultural e criativa discute as relações entre cultura, criatividade, inovação e desenvolvimento. A obra aborda conceitos, diferenças e relações entre economia, economia da cultura e economia criativa, desde o processo de evolução da economia da cultura até o surgimento das indústrias criativas.
O livro ainda delineia um panorama das temáticas de clusters criativos, cidades criativas, classe criativa, empreendedorismo e turismo cultural, comércio internacional de bens e serviços culturais e criativos, além de abordar aspectos e políticas internacionais, nacionais e locais que possam fomentar o desenvolvimento dos setores cultural e criativo. Por fim, a obra demonstra a importância das boas práticas de governança para organizações que atuam nos setores cultural e criativo, tais como institutos, associações e fundações, e apresenta uma reflexão sobre os impactos da pandemiano segmento.