Este livro discute importantes temas da atualidade, totalmente aderentes aos conceitos de sustentabilidade, tão importantes para o planeta e para as organizações, em suas metas de sobrevivência e desenvolvimento.
Na busca da melhoria contínua de desempenho ambiental existe sempre a necessidade de realização de projetos, seleção de sistemas e de equipamentos e suas aquisições, sendo requeridas análises econômicas e de viabilidade financeira, para manter a saúde e competitividade das empresas.
No Capítulo 1 são apresentados conceitos importantes de Economia Ambiental e revisados conceitos da Economia Neoclássica. No Capítulo 2 são apresentados conceitos sobre custos ambientais e apresentadas propostas de criação de sistemas de Contabilidade Ambiental, com base em vários autores e entidades conceituadas de vários países. No Capítulo 3 são apresentados conceitos e propostas para a realização do Controle de Investimentos. No Capítulo 4 são apresentados critérios e regras para a Avaliação de Investimentos, com o emprego de técnicas de engenharia financeira, para avaliar a viabilidade e retorno dos investimentos. No Capítulo 5 são apresentadas com uma maior profundidade as ferramentas matemáticas e estatísticas para encontrar as melhores soluções na área de finanças, visando apoiar os gerentes para a Tomada de Decisões em bases mais sólidas. A questão do risco é abordada com mais detalhes neste capítulo do livro, em questões conhecidas internacionalmente como problemas de "real value", bem como técnicas para a tomada de decisões em condições probabilísticas e critérios que apoiam a tomada de decisões em condições de elevada incerteza (riscos).
São apresentados muitos problemas numéricos típicos para desenvolver prática nos importantes conceitos e técnicas mostradas nos Capítulos 1, 4 e 5.