Este livro quer chamar atenção para a forma como os Gibeonitas se apresentaram a Josué, usando uma estratégia ardilosa, a qual consistia no uso de Roupas Velhas para justificar o tempo e a distância da sua peregrinação, também para convencer o general de Israel a fazer uma aliança de paz. Deste modo, muitas pessoas se aproximam de Deus para fazerem aliança com Ele, muitas delas até mesmo através de oração, usando subterfúgios semelhantes para, então, obterem respostas ou soluções para seus problemas emergentes.
Diferente de Josué, o nosso Deus conhece o profundo e o escondido de cada coração. É TEMPO DE TIRAR A ROUPA VELHA, visibiliza esta forma errônea de apresentar-se a Deus; além de informar o motivo pelo qual sua oração não está sendo respondida. Fique tranquilo! Deus não mudou, Ele continua o mesmo. Mas, o problema é que existe uma dissonância, entre o que você fala e o que está, de fato, dentro do seu coração. Isso é o que chamamos de Roupa Velha, isso é o que precisa ser tirado de dentro de nós e o que impede a tua vitória. A Roupa Velha esconde o teu verdadeiro problema, deixa sua alma num estado tácito, mas do Senhor Deus nada podemos esconder. Disse Jesus: "este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim".
Este livro, quer instruir você a obter respostas às suas petições, quer lhe convencer da necessidade de chegarmos a Deus, despidos de nós mesmos, de nossos medos, de nossas dúvidas, de nossas mentiras, de nossas máscaras e de nossas Roupas Velhas. Por isso, não perca tempo, não brinque de ser cristão e não deixe pra depois, "se hoje ouvirdes a voz de Deus, não endureçais o vosso coração", É TEMPO DE TIRAR A ROUPA VELHA...