Serão tratados neste exemplar um dos assuntos mais polêmicos e discordantes do meio cristão evangélico; a classificação do que seja “Doutrina Dogma e Usos e Costumes”, numa perspectiva teológica, histórica, sociológica e bíblica.
É estarrecedora a quantidade de pessoas que, uma vez que tiveram encontro com Cristo em uma comunidade evangélica, tenham abandonado a mesma após um pesado fardo de “usanças” que lhe impuseram, como se fossem doutrinas fundamentais da bíblia e cruciais para salvação.
Esta obra foi pensada para tratar algumas “pontas soltas” do grande tecido referente a “Usos e Costumes”, bem como alguns procedimentos equivocados que observamos nas dinâmicas litúrgicas de nossas igrejas. Por serem variadas pelo grande universo “gospel” onde estão inseridas, acabam trazendo dúvidas e transtornos. Infelizmente muitos versículos bíblicos são utilizados distorcidamente para censurar a moda e o uso de enfeites. Geralmente retirados completamente do seu contexto e utilizados anacronicamente (fora de tempo) para dar sustentação a ideias inadequadas sobre os hábitos de uma determinada igreja ou líder.
O desejo deste autor é que a leitura desta publicação seja emancipadora, conciliadora e que oriente àqueles que querem servir ao Senhor com liberdade e responsabilidade.