Você já imaginou pessoas da Ásia atravessando o pacífico e chegando até as Américas em tempos distantes? E artistas utilizando a filosofia alemã do século XIX para criar obras que valorizam a guerra e a tecnologia? Loucos e/ou problemático, não é? Mas interessante.
Este livro apresenta dois textos: o primeiro versa sobre indícios de uma influência, direta ou indireta, da arte indiana sobre a arte pré-colombiana, principalmente a arte olmeca (de 1400 a. C a 400 a. C.) e a arte asteca (de 1300 d. C. a 1521 d. C. ).
Dizemos indireta, pois a arte indiana e o sistema crenças relacionado a ela espalharam-se pelo leste da Ásia e por culturas oceânicas. Nosso método envolve a pesquisa histórica de migrações asiáticas e análise de semelhanças nas imagens.
O segundo texto fala de pontos em comum entre a filosofia do alemão Friedrich Nietzsche e o futurismo italiano, este último, especificamente, uma vanguarda artística do início do século XX. Aqui, tratamos do livro A Vontade de potência, deste filósofo. Esperamos que este livro vá ao encontro de expectativas quanto aos temas abordados e abra ao leitor um universo de possibilidades de pesquisa e deleite.