A legibilidade de um texto está relacionada à capacidade do leitor compreender claramente a mensagem repassada. Quando um leitor compreende claramente um texto, ele é capaz de fazer as suas inferências sobre o assunto e tomar decisões com base na informação obtida. Um documento é legível quando a mensagem é escrita com uma linguagem clara, concisa e direta, evitando delongas desnecessárias à transmissão da informação.
O debate sobre o quão legível os relatórios contábeis devem ser tem sido impulsionado pela relevância das informações contábeis no mundo corporativo. Narrativas contábeis com melhor legibilidade podem diminuir o custo de aquisição da informação e o tempo que os investidores demoram em compreender os relatórios. Contudo, em determinadas situações os relatórios perdem legibilidade, dificultando o acesso à informação por parte dos seus interessados. A menor legibilidade pode acontecer seja porque a gestão da entidade deseja "camuflar" um baixo desempenho, seja porque as notícias a serem expressas são mais difíceis de serem contadas, ou porque os relatórios são muito longos, às vezes, com excesso de informações.
O desafio para os estudos sobre o tema é encontrar boas maneiras de medir a legibilidade dos relatórios financeiros, bem como identificar as razões pelas quais os relatórios podem ser menos legíveis. Esse livro trata um pouco sobre cada um desses aspectos.