Esta obra surge da consciencialização dos problemas ambientais que o mundo de hoje enfrenta. Perante este cenário, as empresas devem tomar decisões corretas quanto à relação existente entre meio ambiente e o meio empresarial. Elas necessitam de informações confiáveis e claras acerca das perdas que as suas atividades provocam no meio ambiente, identificando e descrevendo os custos e ganhos ambientais associados. "Os investidores estão, cada vez mais, cientes de que a má postura das empresas em relação às questões ambientais pode colocar em risco o retorno das aplicações de recursos".
Numa primeira instância, o livro desperta para aguçada verificação do nível de aplicação das diretrizes recomendadas pelo Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) e pelo Global Reporting Iniciative (GRI) através da evidenciação de informações sobre o meio ambiente.
E posteriormente, a caracteriza um modelo de evidenciação da informação ambiental, aproximando a linguagem contabilística à linguagem ambientalista tendo como base as diretrizes submencionadas, tentando responder às exigências do mercado e das empresas em concomitância a uma proposta unificada da disclosure ambiental. Na transversalidade dos objetivos traçados, ambiciona-se motivar os gestores para a emissão de relatórios de informação ambiental, sensibilizando-os da sua importância nas tomadas de decisão, planejamento e controle da atividade empresarial.