Norberto Bobbio, em 1967, no discurso de abertura do Simpósio Internacional dos Direitos do Homem, realizado em Turim, afirmou que "... o problema grave de nosso tempo, com relação aos direitos do homem, não era mais o de fundamentá-los, e sim o de protegê-los". Apesar dessa declaração ter sido feita em meados do século passado, infelizmente essa realidade ainda se impõe.
Os Direitos Humanos sofrem constantes ameaças e violações facilmente perceptíveis na sociedade brasileira.
Os Direitos Humanos agonizam juntamente com a sociedade brasileira. Cabe a nós refletir, discutir e agir para a preservação de direitos tão caros à humanidade. Com esse propósito, buscamos discutir nesse livro questões emergentes dos Direitos Humanos; a violência contra a mulher; o reconhecimento de direitos da comunidade LGBTQIA+; violação dos direitos trabalhistas; o direito à intimidade; os crimes funcionais; a democracia em tempo digital; acesso à justiça, a erosão constitucional, dentre outros.
Esperamos que contribuições acadêmicas auxiliem para a afirmação dos Direitos Humanos, para quem sabe um dia, a afirmação de Norberto Bobbio não faça mais sentido para nós brasileiros.