As migrações fazem parte da história humana desde o início da civilização até o mundo globalizado de hoje. Constantemente, milhares de pessoas se deslocam, seja de forma voluntária ou forçada. Fato é que o século XXI já pode ser considerado "a idade das pessoas migrantes".
É um desafio contínuo para os mecanismos dos Direitos Humanos garantir que estes não sejam violados, incluindo os direitos das pessoas migrantes. Portanto, a educação para os Direitos Humanos a partir da primeira infância tem o poder de promover o respeito por esses direitos e liberdades em nível pessoal, local e global, para todas as pessoas e em qualquer que seja a situação, na medida em que refletem as necessidades humanas básicas e universais sem as quais não é possível viver com dignidade.
Este livro foi desenvolvido com o objetivo de promover conteúdo científico e jurídico para professores, estudantes de Direito, Pedagogia e Educação, a fim de ampliar cada vez mais o portfólio de materiais que promovam a compreensão e a educação para os Direitos Humanos, sobretudo com destaque às migrações.