Quando Janaina entrou em contato comigo, interessada nas vivências das constelações familiares realizadas na 2ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos e Ausentes da Comarca de Itabuna/BA, onde atuo como Juiz, não imaginei que seria uma oportunidade científica tão valiosa, de (re)afirmação do Direito Sistêmico® e da Abordagem Sistêmica do Direito no cotidiano jurídico e que resultou neste livro, fruto da sua tese de doutorado em Família, pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL-BA.
Numa época em que a maioria das pessoas se acomoda com pesquisas superficiais, por meio de fontes secundárias, tantas vezes deturpadas e contaminadas por interesses ocultos, Janaina ousou verificar a realidade e mergulhar na fonte.
Sem deixar de considerar as críticas às constelações, mas sem medo de olhar e vivenciar como de fato se desenvolve a prática no Judiciário e seus impactos, a pesquisa se alicerça nos ensinamentos de Bert Hellinger, analisando sua pertinência com o ordenamento jurídico nacional. Apresenta, também, um estudo bem fundamentado sobre as origens e fundamentos da Teoria Sistêmica, conjugando o tema com a necessidade de acesso à justiça e da adoção de meios adequados de solução de conflitos no direito de família brasileiro.
A pesquisa de campo se debruçou sobre a análise de dados oriundos dos relatórios e das experiências de constelações familiares realizadas na 2ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos e Ausentes da Comarca de Itabuna/BA, e os resultados contribuem para a comprovação dos benefícios do uso das constelações familiares como meio de solução de conflitos no judiciário.
É um estudo valioso, que privilegia a pesquisa científica e a necessária oxigenação das ciências jurídicas. Leitura indispensável para aqueles que buscam conhecimento aliado à prática!
Sami Storch
Juiz de Direito no Tribunal de Justiça da Bahia
Pioneiro mundial no uso da Constelação Familiar no Judiciário
Autor da expressão Direito Sistêmico®