É com grande satisfação que este livro é apresentado à sociedade, pois é fruto de conversas tidas nos corredores das aulas do mestrado na PUC/SP, trazendo para a realidade das pessoas, as mais diferentes formas do direito, em quase todas as suas especialidades, relacionando-se com o futebol. Sem dúvida alguma, o esporte mais popular do país, podendo inclusive ser considerado um traço da cultura brasileira.
Além das quatro linhas
O futebol sempre foi apontado como esporte favorito do Brasil. Não por acaso. Um país responsável por revelar Martas, Romários, Sissis Pelés, Formigas e Garrinchas em profusão e único do mundo a conquistar o torneio mundial de Seleções por cinco vezes (na categoria masculina), será sempre apontado como referência, ainda que, quesitos técnicos à parte, a gestão e administração sempre tenham deixado a desejar, em geral, por aqui.
Trazido ao país por estudantes de famílias ricas que iam estudar fora, no fim do século XIX e início do século XX, inicialmente era tratado como produto das elites, mas não tardou a se tornar popular. As Associações Sem Fins Lucrativos, outrora criadas para integrar a sociedade e promover o esporte com o passar dos anos foram arrebatando novos admiradores pelos diversos Estados e Cidades da Federação e a movimentar altas quantias. Hoje chegamos ao ponto de nos depararmos com clubes empresas ou clubes que cedem a gestão de seu departamento profissional de futebol para empresas e programas de sócios torcedores com milhares inscritos.
Os tempos de esporte lúdico ou semiamador ficaram pra trás e quem ainda não compreendeu isso é devorado esportivamente e mercadologicamente. Futebol se tornou muito mais do que esporte. É negócio, é alma e paixão e também identidade nacional. Entendê-lo é muito mais do que saber quem joga e quem marca durante noventa minutos, como já alertava José Lins do Rego ("O conhecimento do Brasil passa pelo futebol"). E esse é o grande mérito da presente obra, organizada pelo Dr. Higor Bellini.
Aqui temos treze craques das leis trazendo onze artigos relacionados ao futebol, que certamente farão com que o leitor tenha outra visão sobre o esporte bretão: Compliance, Futebol Feminino, Arbitragem, Contrato de Formação, Competência da Justiça Desportiva, Punição de Portões Fechados e muito mais.
Depois de "Direito e Futebol", uma partida de futebol e seus desdobramentos nunca mais terão o mesmo significado!
Boa leitura!
Igor Serrano
Advogado especialista em Direito Desportivo e autor do livro "O racismo no futebol brasileiro"