A reedição deste livro partiu de uma proposta da Editora Dialética, quando da defesa de minha tese de titular. Este livro foi escrito há mais de 20 anos e assim como o Direito Constitucional, Tomo I, que foi dedicado ao estudo dos Direitos Fundamentais e recentemente publicado na sua 4ª edição como um documento histórico de reflexão desses direitos, este Direito Constitucional, Tomo II, resgata reflexões da Teoria do Estado, de um contexto histórico que criou as bases para o complexo mundo em que vivemos. Assim é a pretensão deste livro no atual contexto: como pensávamos o Estado naquele momento? O que mudou?
É sempre importante lembrar que o final do século XX e as duas primeiras décadas deste século XXI trouxeram grandes conquistas em termos de direitos humanos, especialmente no que se refere aos direitos de diversidade e os direitos da natureza. Essas conquistas geraram muita esperança, governos populares foram eleitos na América Latina e uma revolução jurídica começou a acontecer.
Quando este livro foi escrito, não existiam ainda os Estados Plurinacionais, tema que tratamos em outros livros, como, por exemplo, o livro "O Constitucionalismo Democrático Latino-Americano", lançado também pela Editora Dialética.